O empresario e o Direito do consumidor
Presidente da Associação Nacional de Transporte de Passageiros sobre Trilhos acredita que o Brasil "não vai passar vergonha"
O sistema de transporte público do País vai atender às necessidades dos grandes eventos que o Brasil vai sediar nos próximos anos, segundo avaliou nesta terça-feira o presidente da Associação Nacional de Transporte de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores, no lançamento do Balanço do Setor Metroferroviário 2012/2013.
Saiba Mais
Saúde: investimentos para eventos chegarão a R$ 1,9 bilhão até 2014
Brasil envia policiais à Espanha para aprimorar segurança em megaeventos
Ao apresentar os resultados, Flores disse que "as cidades-sede estão se preparando e o sistema poderá atender às necessidades da população e dos turistas, conjugados com outros meios de transporte de massa". Segundo ele, esse exemplo "ficou demonstrado no recente teste do Maracanã (Estádio Jornalista Mário Filho, no Rio) com o jogo Brasil x Inglaterra".
De acordo com o dirigente, com a estrutura atual, o Brasil "não vai passar vergonha" com o transporte público na Copa das Confederações, que começa este mês. Ele ainda lembrou que o calendário de grandes eventos terá continuidade com a Jornada Mundial da Juventude, em julho; a Copa do Mundo de 2014; e as Olimpíadas de 2016.
A ANPTrilhos, segundo site da entidade, representa 92% de todo o transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil, congregando quatro das maiores operadoras metroferroviárias do País.
Mesmo com o otimismo, o presidente da ANPTrilhos lamentou que três dos cinco empreendimentos previstos até a Copa de 2014 não serão concluídos a tempo e, por isso, foram retirados da matriz de responsabilidades do governo: o VLT de Brasília, o monotrilho de São Paulo (Linha 17) e o monotrilho de Manaus.
Os outros dois projetos em desenvolvimento para 2014 são o VLT de Cuiabá e o VLT de Fortaleza, cujas obras, segundo o presidente