DRYWALL
DRYWALL
Ana Carolina de Mello Kutika
Amanda Mesquita
Maiara Natsumi Ohara
Turma 4 ARQ-UNA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O drywall é uma inovação que surgiu na construção civil para reduzir ao máximo a utilização da alvenaria convencional, fazendo das construções processos mais rápidos, limpos, silenciosos e com pouco desperdício, permitindo a otimização de tempos e custos, garantindo menores prazos e preços na entrega do produto final.
Utilizando chapas de gesso industrializadas e estruturas de aço pré-fabricadas, com o objetivo de sustentá-las, o drywall é um sistema que vem sendo empregado nos Estados Unidos e na Europa há décadas, e anualmente, ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Fabricante de Chapas para drywall, só no primeiro semestre de 2010, foram vendidas cerca de 14.6 milhões de m² de chapas, um crescimento anual de 21,2% em relação a 2009.
Evolução do Consumo Brasileiro de Chapas drywall (milhões de m2).
Ainda que o número de construções que utilizam o drywall vem crescendo a cada ano, um dos maiores fatores que ainda prejudica na escolha da nova tecnologia é o seu custo, embora este seja compensado com os benefícios do produto. Em uma comparação direta, a alvenaria se sobressai nesse fator por obter menores gastos com materiais, além é claro de ser uma tecnologia que é utilizada há séculos. Porém, graças à significativa redução de esforços para a instalação do material, geram-se economias que fazem da construção com o drywall uma opção economicamente mais viável.
Em geral, de acordo com a revista Arquitetura e Construção (2010), as construtoras brasileiras computam cerca de 6% de economia no custo dos empreendimentos realizados com drywall, por resultarem em obras ágeis e leves, que geram também uma maior economia e satisfação ao consumidor final.
1. SISTEMA DRYWALL
O Drywall consiste em materiais com