O Direito entre o presente
Mateus Moura
Nessa palestra Mateus fala o que o Direito vem a ser, ele nos explicar que o Direito é uma área onde seu principal papel é o de garantir uma ordem para obter uma sociedade igualitária. Mateus usa de alguns de alguns artigos da constituição para explicar o quanto é importante e precisamos dela. Quando se tem uma previsão dessas leis escritas numa constituição, elas se tornam muito mais indiscutíveis e fieis para o bom funcionamento normativo da sociedade. Ele também explicar que o Direito por vir, é aquele direito aberto para o futuro, uma justiça de modo por vir, esse não muito usado, porém não improvável.
Mateus explica que para uma construção de cidadania, tem que haver uma participação do povo, sem o povo não há cidadania.
Quando se exerce uma cidadania, o povo tem seus direitos humanos resguardados, porém como todos nós sabemos, por mais que exista esses direitos sempre há de haver falhas, o modo com que cada juiz interpreta uma lei pode causar um descumprimento na lei, Mateus faz uma critica sobre essa problemática.
Ele fala também da desobediência civil, é basicamente a garantia da dimensão objetiva dos direitos, são uma resistência ao poder de uma forma pacifica. A relação do direito com o presente e o futuro é um processo consolidado, porém ele ressalta que a justiça pode ser descumprida a todo tempo, devido a vários fatores e um dele é a interpretação.
Apontamentos
● Uma critica que tenho a essa palestra, foi que a todo o momento Mateus ressaltou a questão da interpretação das leis, com isso a meu ver, a justiça pode acabar sendo injusta que seria algo totalmente contra o seus princípios que no caso seria ser justa. Em minha opinião, antes de uma pessoa ser julgada, a lei deveria passar por diversas interpretações ate chegarem a um consenso, e não caber somente ao juiz decidir sobre algo que no ponto de vista dele pode estar errado, sendo