O Presente Trabalho Visa Fazer Um Estudo A Respeito Da Evolu O Do Tratamento Da Mulher Dentro Do Direito Brasileiro
Buscar-se-á analisar fatos sociais que foram importantes para a conquista pela independência por parte da mulher, que por anos foi vista como sendo biologicamente mais fraca, sendo essa a justificativa para a submissão da mulher perante os homens.
Com o advento da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) a mulher passou a ter uma proteção mais digna no que diz respeito às punições decorrentes de violências sofridas por conta da feminidade, a nova lei, tem a finalidade de oferecer proteção integral as mulheres vitimadas pela violência doméstica.
Essa lei veio a ser sancionada em razão de uma grande pressão da Comissão
Internacional de Direitos Humanos, que recebeu a denuncia apresentada pela própria Maria da Penha, bem como do CEJIL (Centro pela Justiça e o Direito
Internacional), do CLADEM (Comitê Latino Americano e do Caribe para a defesa dos direitos da mulher, pressionou o Brasil para que cumprisse os princípios elencados no texto constitucional, bem como do termo de compromisso firmado para fazer parte desse grupo.
Desta forma, o Brasil não teve mais como fechar os olhos para esta realidade, tendo que sancionar normas protegendo a mulher brasileira, atendendo assim, as exigência da Comissão Internacional de Direitos Humanos da Organização dos. Estados Americanos, e da Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher e a Convenção Interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher.
Deve se levar em consideração que a Constituição Federal traz como um