O DESAFIO DO ENSINO DA LEITURA
Esta pesquisa pretende tratar a importância do ato de ler e seus desafios e benefícios para o processo de ensino-aprendizagem.
Considero que este tema mereça atenção por entender que o ato de ler é fundamental em nossas vidas e que para adquiri-lo é preciso que haja incentivo desde a infância.
Hoje o ensino do nosso país encontra-se num total descaso. Talvez, isto se dê devido ao despreparo dos professores, ao desinteresse do Estado, às questões sociais, entre outros fatores. Percebo que quase nada é realizado para mudar essa situação.
Não se pode negar a importância de outros veículos de transmissão cultural como: rádio, televisão, cinema, teatro, etc., porém devido às condições de nossas escolas, o livro ainda continua sendo o instrumento mais utilizado em sala de aula. Daí surge à necessidade de mostrar o valor do livro e da leitura para desenvolvimento do conhecimento.
Neste trabalho estendo várias discussões e exponho as vantagens de uma leitura sadia, como ela se torna eficaz, como pode ser construída na escola e principalmente os benefícios que ela traz para a vida do leitor.
1
2. UM DESAFIO NECESSÁRIO.
Aos olhos da criança, tudo é possível, é fácil. Ao entrar na fase das grandes descobertas, as perguntas se tornam uma constante. A imaginação é algo que se faz muito presente, levando-a para o mundo da fantasia, do “faz de conta”. Esse, talvez, seja o melhor momento, para que ela inicie o contato com os livros, pois o interesse pode surgir nessa fase.
Para o professor Jean Herbrad, é preciso lançar campanhas para que a família coloque a criança em contato com a literatura antes que ela aprenda a ler e escrever, porque se oferecermos a cultura depois de alfabetizado será tarde, pois o aluno vai ter a experiência do fracasso da leitura, vai ler e não vai entender.
Pais e professores devem ler em voz alta para as crianças, para que elas possam entender e repetir a história do livro, antes mesmo de aprenderem a ler.
Algo muito importante a