O Currículo: uma reflexão prática
Resenha realizada por Nivea Silva Maia
Pós-Graduação em Orientação educacional, Supervisão e Gestão Escolar – CAPEM.
O livro “Uma reflexão sobre a prática” de José Gimeno Sacristán trata das múltiplas formas de como o currículo pode refletir, os mais variados aspectos nos quais incide ou é feito, em seus conteúdos, em seus códigos ou meios através dos quais se configura na prática escolar.
Nos dois primeiros capítulos, o autor afirma que o conceito de currículo começou a ser utilizado em nível especializado muito recentemente, e que a prática a que o currículo se refere é uma realidade bem estabelecida através de comportamentos didáticos, políticos, administrativos, econômicos, entre outros.
O currículo não é um conceito, mas uma construção cultural, um modo de organizar uma série de práticas educativas. A partir das várias definições existentes para o currículo o autor analisa a partir de cinco âmbitos diferenciados: o ponto de vista sobre sua função social como ponte entre a sociedade e a escola, projeto ou plano educativo composto de diferentes aspectos: experiências, conteúdos, como a expressão formal e material. É importante analisar o currículo para entender a missão da instituição escolar em seus diferentes níveis, estudando-o no contexto em que se configura, expressando práticas educativas e resultados.
A escola em geral sob qualquer modelo de educação adota uma posição e uma orientação seletiva frente à cultura, que se concretiza no currículo que transmite. O sistema educativo serve a certos interesses concretos e eles se refletem. O desenvolvimento do saber em geral e o de cada campo especializado não supõe apenas incremento quantitativo, mas também mudanças profundas nos paradigmas científicos e de criação que guiam a geração do saber, isto é, muda o conceito do que se entende por saber.
Ordenar a prática curricular dentro do sistema educativo