Oficina de Matematica
A Pré-História divide-se em quatro fases: Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade dos Metais. As manifestações artísticas começam no período Paleolítico Superior, em cerca de 40.000 a.C. e vão até cerca de 4.000 a.C. com o fim do período pré-histórico, marcado pelo surgimento da escrita.
As seguintes fases da pré-história coexistem com todos os outros períodos, pois ainda se observam em algumas civilizações.
A arte na antiguidade refere-se à arte desenvolvida pelas civilizações antigas após a criação da escrita. Nela estudaremos a arte egípcia, grega e romana.
Na Idade Média (séculos V-XIV), a igreja católica teve grande influencia nas artes, pois era ela quem filtrava as produções, então podia se notar a produção de músicas, literatura, pinturas, arquiteturas com temas religiosos. Nessa época era valorizada a ideia de teocentrismo, Deus como o centro de tudo.
Nessa época existiram vários estilos, divididos em épocas diferentes:
Arte Bizantina
Período Pré-românico
Arte Islâmica
Arte dos povos germânicos
Maior proximidade formal ao românico
Arte merovíngia
Arte carolíngia
Arte otoniana
Românico e Gótico
Arte românica
Arte gótica
Arte manuelina
Pré-história
O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas do cotidiano (caça, rituais, danças, alimentação, etc.). Expressava-se também através de esculturas em madeira, osso e pedra. O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos.
Para fazerem as pinturas nas paredes de cavernas, os homens da Pré-História usavam sangue de animais, saliva, fragmentos de rochas, argila, etc.
Groute de Niaux – França
Font de Gaume – França
Entrada da Caverna de Altamira na França.
As pinturas aqui encontradas apresentam coloração.
Caverna