Politicas Publicas e Curriculo
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
MESTRADO EM EDUCAÇÃO
DANIELE SILVA DE CARVALHO
POLÍTICAS EDUCATIVAS E CURRÍCULO
Rio de janeiro
2013
DANIELE SILVA DE CARVALHO
POLITICAS EDUCATIVAS E CURRÍCULO
Artigo apresentado ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu, da UAB – Universidade Aberta do Brasil, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.
Rio de Janeiro
2013
RESUMO
As políticas educacionais são parte das políticas públicas de um Estado e sendo a educação um direito principal e universal, estas políticas devem buscar a implementação de medidas e ferramentas que sejam capazes de garantir a qualidade da educação. Nesta vertente, as políticas educativas, que tem como cerne as políticas curriculares, devem construir um currículo que conduza a uma educação reflexiva e atenta a condição social como meio de modificar a qualidade da educação, e também a sociedade.
Palavras-chave: política educacional; politica curricular; currículo.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 4
1. INTRODUÇÃO 5
2. POLITICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO 5
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
Políticas educativas é o nome dado a uma série de medidas planejadas e colocadas em prática por um governo. Elas são responsáveis por criar importantes recursos e estratégias, que em conjunto com outros instrumentos, como o currículo, buscam melhorias no ensino.
Estas políticas educativas, assim como as políticas curriculares, precisam estabelecer um liame que as conduzam para a concretização do dever do Estado que é implementar políticas públicas que busquem uma educação de qualidade.
Assim, verificaremos como políticas educativas e currículo podem em conjunto levar a construção de uma educação de qualidade voltada para a reflexão social e a