Gestão de TI
O COBIT e o ITIL são umas das práticas de governança de TI mais utilizadas no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela FGV-SP (2007).
Resposta:
COBIT
O Cobit (Control Objectives for Information and Related Technology) é um framework, um modelo, uma ferramenta de gestão da área de TI e de alinhamento estratégico para ajudar a entender e a gerenciar os riscos e benefícios associados à TI.
Dentre os seus objetivos, um dos principais é atender as necessidades da Gestão de TI.
Para alcançar esse objetivo, o modelo possui como principais funções a pesquisa, o desenvolvimento, a publicação e promoção de um conjunto atualizado, autorizado e com foco internacional de objetivos de controle, geralmente aceitos e aplicáveis à TI para ser usado por gestores, usuários e auditores de TI .
A utilização deste framework garante que os objetivos da TI estejam alinhados com os objetivos da empresa, o que permite uma indicação dos recursos a serem utilizados, além do gerenciamento de riscos.
Como podemos observar, o Instituto de Tecnologia e Gestão da Informação (ITGI) define a estrutura do CobiT em 4 domínios, os quais possuem 34 processos (com 2 objetivos de controle para cada processo).
1. PLANEJAR E ORGANIZAR
Este domínio descreve como a TI pode somar aos objetivos de negócios da
Organização. Aqui são esclarecidos os aspectos estratégicos e táticos do planejamento.
2. ADQUIRIR E IMPLEMENTAR
Relaciona o que foi planejado aos recursos e soluções de TI.4
3. ENTREGAR E DAR SUPORTE
Como o próprio nome sugere, este domínio cuida da entrega dos serviços requeridos, observando a segurança dos mesmos, assim como o suporte e o treinamento.
4. MONITORAR E AVALIAR
Atenta para o Monitoramento do desempenho e de avaliação de controles da TI.
ITIL
O ITIL fornece boas práticas, orientações sobre a concepção de serviços de TI, processos e outros aspectos do esforço de gestão de serviços.
Diferente do Cobit, o ITIL é voltado para área