Gestão em TI
definindo a maturidade EMPRESARIAL relativa a ti com base no modelo cobit V 4.1
Orientador: Prof. Francisco José Paz
PORTO ALEGRE
2013
DEDICATÓRIA (opcional)
Dedico esse trabalho a minha amada esposa, amiga, companheira que com paciência, amor e um forte sacrifício pessoal para me apoiar e oportunizar os momentos de solidão necessários para a conclusão deste trabalho.
As minhas filhas, Alícia e Fernanda que mesmo sem conseguir expressar com palavras a falta que sentem do pai que muitas vezes deixa de estar presente para concluir com suas responsabilidades e projetos pessoais demonstram seu amor com a paciência de um anjo. Amo vocês minhas filhas.
A minha mãe, sempre tão preocupada em me ajudar e estar presente para me proporcionar condições de fazer o que preciso fazer para concluir os projetos necessários para uma evolução profissional e pessoal necessária.
AGRADECIMENTOS (Opcional)
Agradeço a Deus pela sua generosidade em todos os aspectos da minha vida e pelas oportunidades concebidas.
Agradeço ao meu orientador, que mesmo com todas as dificuldades não me deixou sozinho e manteve as cobranças dentro do respeito e colaboração esperados, sem ele, esse trabalho não teria sido possível.
RESUMO
O objetivo deste trabalho é discutir a contribuição da Tecnologia da Informação (TI) como área estratégica dentro do organograma, desenvolvendo um plano de alinhamento da TI com a organização obtendo assim a sinergia entre os objetivos organizacionais e os serviços/soluções desenvolvidos pela área.
A Inteligência Organizacional (IO) descreve as habilidades das corporações para explorar seus dados e informações, analisando-as e desenvolvendo a cada momento, novas percepções e entendimentos a seu respeito, o que vai permitir tornar mais pautada em informações a tomada de decisão. Isto significa que é um método que visa ajudar as