Guerra Civil Americana
Resumo sobre Seminário: A Guerra Civil Americana
A Guerra Civil Americana ocorreu de 1861 a 1865 nos Estados Unidos. Pode ser chamada também de Guerra de Secessão que quer dizer separação, os estados se separaram. A briga era entre os lados opostos o sul e o norte.
O lado sul usava a mão de obra escrava para o trabalho e o Norte era mais avançado e tinha um poder econômico melhor e era contra, pois a mão de obra deles já era industrializada.
Assim, as causas principais dessa guerra foram a escravidão, as taxas dos produtos que eram cobradas pela parte Norte com produtos industrializados em detrimento dos produtos agrícolas do Sul. O estopim definitivo da Guerra foi a eleição de Abraham Lincoln, republicano ele se mostrou totalmente favorável a libertação dos escravos no Sul.
Após Lincoln eleito o estado da Carolina do Sul foi o primeiro a se separar e logo após outros estados que seguiam a mesma filosofia politica também se separaram para formarem os Estados Confederados da América . O norte permaneceu inerte e sendo governado pelo Lincoln e os movimentos dos confederados eram liderados por Jefferson Davis.
Em 1861 iniciou o primeiro conflito, o sul atacou o Forte Sumter, provocando a reação da União que assim eram chamados os estados do Norte e o que restou dos Estados Unidos.
Logo o resultado da industrialização se mostra eficaz na vitória nessa guerra que deixou milhões de mortos, equipados com os mais modernos armamentos, inclusive canhões de longo alcance e até mesmo os primeiros submarinos. O norte estava minando as forças confederadas que apenas contava com a bravura dos seus combatentes entre eles o famoso general Robert Lee que mesmo em desvantagem, conseguiu importantes vitórias para o Sul.
Em 1864 a vitória do Norte estava evidente, o sul já não conseguia vencer mais nenhuma batalha. Então em 1865 dá a tão sonhada liberdade aos escravos dos territórios do sul, entrando para a história dos EUA como