Professor como pesquisador: o enfoque da pesquisa na prática docente
VALDEC ROMERO CASTELO BRANCO
Professor como pesquisador: o enfoque da pesquisa na prática docente
Atividade desenvolvida na disciplina Didática do Ensino Superior I apresentado no curso de pós-graduação como pré-requisito parcial para a obtenção do título de especialista em Docência do Ensino Básico e Superior sob a orientação da Profª Ms. Rosemary L. Verrone.
São Bernardo do Campo 2007 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Professor como pesquisador: o enfoque da pesquisa-ação na prática docente. PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. In: GERALDI, Corinta M.; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete M. de Aguiar. Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras, 2003.
1. O texto descreve as características do contexto (com seus condicionantes) que levaram Stanhouse e Elliott a desenvolver estudos sobre a pesquisa-ação, procurando estabelecer relações com os atuais desafios que os docentes do ensino superior no Brasil devem enfrentar.
A pesquisa-ação descrita por Pereira (2003, p. 153-154) constitui-se atualmente como um movimento bastante difundido em alguns países, também vem tomando corpo no Brasil à perspectiva do professor como pesquisador, com maior consistência nos movimentos de reestruturação dos cursos de formação de professores e de educação continuada, com a preocupação de preparar o profissional que pesquisa a sua prática.
A educação vem sofrendo uma grande transformação nos processos de ensino-aprendizagem, com reflexos na prática pedagógica. Esse novo contexto imposto pela hegemonia capitalista promoveu inúmeras mudanças na sociedade e nas formas de relacionamento humano, isto requer novas competências e habilidades, surgindo novas necessidades, uma nova relação entre professores e alunos. A modificação no processo ensino-aprendizagem, nesses novos tempos, exige novos papéis do professor e do aluno no âmbito da sala de aula e fora dela.
A prática pedagógica deixa de ser baseada na figura do professor