Fichamento
Objetivo
Responder a determiandos interesses de classe, denominada aqui de crítico-superadora; facilitar a reflexão e a prática pedagógica dos professores do magistério, do ensino médio e das séries iniciais do ensino fundamental. Oferecer aos professores um referencial teórico capaz de orientar uma prática docente comprometida com o processo de transformação social.
Pág.
Anotações
23
24
• A Educação Física no Currículo Escolar: Desenvolvimento da Aptidão Física ou Reflexão sobre a Cultura Corporal “Situa duas perspectivas da Educação Física escolar – desenvolvimento da aptidçao física ou reflexão sobre a cultura corporal… Aborda-se uma concepção de currículo escolar vinculada a um projeo político-pedagógico, onde se destaca a função social da Educação Física dentro da escola.”
1. A respeito do projeto político- pedagógico.
O movimento social se caracteriza pela luta entre as classes sociais a fim de afirmarem seus interesses. Pode ser classificado em imediatos e históricos (Souza, 1987:11). •INTERESSES IMEDIATOS -
Classe Trabalhadora: correspondem à sua necessidade de sobrevivência, à luta no cotidiano pelo direito ao emprego, ao salário, à alimentação … à saúde, à educação, enfim, às condições dignas de existência.
Classe Proprietária: correspondem às suas necessidades de acumular riquezas, gerar mais renda, ampliar o consumo, o patrimônio etc.
• INTERESSES HISTÓRICOS –
Classe Proprietária: correspodem à sua necessidade de garantir o poder para manter a posição privilegiada que ocupa na sociedade e a qualidade de vida construída e conquistada a partir desse privilégio.
Classe Trabalhadora: se expressa através da luta e da vontade política. Pág.
Anotações
25
26
27
para tomar a direção da sociedade, construindo a hegemonia popular. Utilizando uma ação prática para transformar a sociedade de forma que os trabalhadores possam