o culto centrado em deus
INTRODUÇÃO
O ser humano é um ser religioso, e como tal venera aquilo que não conhece ou não entende. Desde os seus primórdios sobre a face da terra, perguntas sobre sua origem e seu destino ficaram em sua mente. Com isto, o homem começa a cultuar os elementos da natureza como : árvores, rios, animais, o próprio Cosmos, em busca de conhecer o seu criador, e ter contato com ele.
Com isto, ao longo de sua história, nas mais diferentes culturas que surgiram e desapareceram sobre a face da terra, começou-se a cultuar a estes
“deuses”, com o intuito de aproximar-se mais deles. Os pedidos de proteção, ajuda nas batalhas, nas colheitas, na própria fertilidade do ser humano, e da terra fizeram com que surgisse um culto destinado a veneração dos mesmos, com a intenção de agradá-los e obter o seu favor para com os “mortais”. Vemos isto não somente nas culturas mais antigas, como as cananitas, mas também nas culturas gregas e romanas. Também, o povo de Deus percorreu este caminho desde sua origem como um povo fugido e escravizado até a sua estruturação como nação entre tantas outras. O culto que conhecemos hoje, teve a sua trajetória na história do homem, pois Deus não é um Deus que está imune a história deste ser. Pelo contrário, dentro da história bíblica, vemos o interesse de Deus pela sua obra mais sublime : o homem. E através do culto, este homem procurou se encontrar com ele.
Ao poucos, Deus foi se fazendo conhecer por este homem que tanto o procurava, se revelando lentamente, inicialmente numa pequena tribo que posteriormente seria chamado de Povo de Deus – os israelitas – e com o desenvolver de sua história , chega-se ao momento alto na história da humanidade quando o próprio Deus se encarna e vem resgatá-lo através de Jesus Cristo, sendo que Ele próprio não invalidou o culto existente em sua época, mas que resgatou o sentido perdido.
1
2
Diante disto, é necessário olharmos para a história do culto dentro da bíblia, para