Natal
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Antigamente o Natal era comemorado em várias datas distintas, porque não se sabia com precisão a data do nascimento de Jesus, só no século IV é que foi estabelecida a data oficial de comemoração, 25 de dezembro.
Na Roma antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos o início do inverno, acredita-se que existe uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que os três Reis Magos demoraram chegar a cidade de Belém para entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, montam-se as árvores e outras decorações natalícias no começo de dezembro e são desmontadas até 12 dias após o Natal.
A Árvore de Natal e o Presépio
Na maioria dos países as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes, estas proporcionam um clima especial neste período.
Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, foi trazida para o continente americano por razões de imigração durante o período colonial.
A árvore de Natal simboliza a vida renovada e o nascimento de Jesus. Foi escolhido um pinheiro pelas suas folhas permanecerem sempre verdes e cheias de vida
O presépio representa uma importante decoração natalícia, reproduz o cenário do nascimento de Jesus, com as figuras dos animais, os reis magos e os pais do menino Jesus.
A tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII.
O Papai Noel : origem e tradição Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica,