Trabalho de Russia
Trabalho de conclusão de curso da matéria Rússia/Europa Leste Pós-Guerra Fria
O caso da Moldávia
Domenica Verly
Eike Nogueira
Gisela Castro
Hugo Parpagnoli
Laura Herzog
Rio de Janeiro, junho de 2012
1. Histórico
Imprensada entre a Romênia e a Ucrânia, a Moldávia surgiu como uma república independente, após o colapso da URSS em 1991. A maior parte da mesma, entre os rios Dniester e Prut, é constituída por uma área anteriormente conhecida como Bessarábia. Este território foi anexado pela União Soviética em 1940 após o desmembramento da Romênia no pacto Ribbentrop-Molotov entre a Alemanha de Hitler e a URSS de Stalin. Dois terços dos moldávios são de ascendência romena, as línguas são praticamente idênticas e os dois países partilham uma herança cultural comum. (BBC, 2012).
O território industrializado para o leste do Dniester, geralmente conhecido como Trans-Dniester ou região Dniester, foi antigamente uma área autônoma dentro da Ucrânia, antes de 1940, quando a União Soviética juntamente com a Bessarábia formou a República Socialista Soviética da Moldávia. Esta área é habitada principalmente por falantes de russo e ucraniano. Como seus habitantes tornaram-se cada vez mais alarmados com a possibilidade de laços mais estreitos com a Romênia nos anos tumultuosos do crepúsculo da União Soviética, a Transdnístria declarou unilateralmente a independência da Moldávia em 1990. (BBC, 2012)
Um conflito violento se seguiu após o colapso da URSS e a declaração de soberania moldava. Centenas de pessoas morreram, e, a violência terminou com a introdução de forças peacekeepers russas. A independência Transdnístria nunca foi reconhecida e a região tem existido em um estado de limbo ilegal e corrupto desde então.
A região reafirmou a sua reivindicação de independência e também expressou apoio a um plano final de se juntar a Rússia em um referendo de setembro de 2006 que não foi reconhecido por Chisinau e pela comunidade internacional. (BBC, 2012).