Trabalho da russia
De
Geografia
Assunto: Russia
Aluno: Marcelo Lucas Batista
Professsor: Felipe
Data: 01/09/2015
Escola Madre Celeste Rússia Econômia
A economia viu-se afetada de forma bastante negativa pela dissolução da URSS. O declínio econômico começou nos últimos anos do período soviético. Alguns analistas estimam que a queda do produto nacional bruto (PNB) será de 40 a 50% para o período 1990-1994. O poder aquisitivo da moeda russa, o rublo, que ainda hoje continua sendo a moeda em muitas das antigas repúblicas soviéticas, caiu de forma alarmante e o Estado enfrenta o enorme déficit orçamentário herdado do período soviético. As reformas de mercado começaram em 1992, mas enfrentaram resistência generalizada. Em torno de um terço de todas as empresas municipais e estatais foram privatizadas no final de 1993; em algumas cidades, como Nizni Novgorod, São Petersburgo ou Iaroslavl, este processo aconteceu muito mais rapidamente do que no resto do país.
A Rússia conta com 20% dos bosques da terra e em torno de um terço dos bosques de coníferas, razão pela qual é, em todo o mundo, um dos principais produtores de madeira e produtos derivados, principalmente madeiras brancas. A indústria pesqueira russa é uma das maiores do mundo. Entre as espécies mais comerciais das águas continentais, cabe destacar o esturjão do Cáspio, que é a principal fonte de caviar do mundo. O mar de Okhotsk é um dos bancos pesqueiros mais ricos do planeta. A Rússia detém as maiores reservas minerais do mundo e é especialmente rica em combustíveis fósseis. A mineração é o setor econômico mais importante, já que proporciona as maiores exportações do país, alicerçadas em ferro bruto, cobre e níquel, procedentes principalmente dos Urais. É, além disso, um dos mais importantes produtores de ouro.
Também se extrai bauxita, estanho, chumbo e zinco e produz-se manganês. Do ponto de vista soviético, a indústria pesada deveria ter prioridade sobre os demais setores, com concentração especial na