resenha livro pedagogia da autonomia
CAMPUS RIO BRANCO
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA
CIÊNCIAS BIOLOGICA
RESENHA DO LIVRO: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA – PAULO FREIRE
BRUNA NATÁLIA DE OLIVEIRA
MARIA VILCIANE S. B. CABANELAS
RIO BRANCO, ACRE.
2013
BRUNA NATÁLIA DE OLIVEIRA
MARIA VILCIANE S. B. CABANELAS
RESENHA DO LIVRO: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA – PAULO FREIRE
Trabalho apresentado a professora Maria Anunciata Fernandes como requisito parcial de avaliação do semestre da disciplina de metodologia do ensino de Biologia - Ciências Biológicas, 6º período - IFAC.
RIO BRANCO, ACRE.
2013
FREIRE, Paulo. A Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 21ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 168 p. (Coleção Leitura).
Iniciaremos enfatizando que se não há professor não haverá aluno, deste modo ensinar não é apenas transmitir o conhecimento necessitado, mas oferecer condições que favoreçam a construção deste conhecimento.
Da mesma forma, para o professor ministrar a aula ele precisa de uma formação, ou seja, precisa de conhecimentos prévios e aperfeiçoou-se com novas. Assim é o aluno e sucessivamente, pois estamos em constantes aprendizado, e cada um aprende a seu modo cabendo a todos permitir-se aprender.
Um professor ao ensinar está aprendendo e o aluno nesse processo também está ensinando e assim juntos eles constroem o seu conhecimento.
Quando o professor ensina não exige-se apenas oferta dos conteúdos já prontos, mas que a construção do conhecimento seja de fato construída, tornando o educando um ser pensante, e a partir desse momento o professor que ensina certo pode se tornar meramente um ser crítico, desprendendo-se de livros e memorizações, pois estamos aptos a produzir o conhecimento tornando o novo em velho. Para isso é necessário que o