Deuses adorados em Esparta e Atenas
Um deus de Esparta muito reverenciado é Apolo:
Apolo era reverenciado em três grandes festividades em esparta:
• Gymnopaedia,
• Jacinto,
• Carneia
O Gymnopaedia celebrava Apolo como o deus da música, com competições de coral que duravam horas. O Jacinto foi centrado no santuário de Apolo de Amiclas, que ficava a 5 km da cidade. Lá, sacrifícios eram feitos para o deus. A Carneia era o festival mais significativo. Com duração de nove dias, seu ponto principal era o Staphylodromoi, uma corrida feita por garotos da cidade. Depois de rezar para Apolo, um dos garotos era perseguido pelos outros. Se ele fosse pego, Esparta seria abençoada com sorte. Mas, o mais importante, a corrida dava aos jovens rapazes um gostinho da vida militar que lhes esperava, e os ajudava a se prepararem para a idade adulta. Apolo era crucial, pois como já dito ele desempenhava uma função muito importante nas festas.
Outro deus reverenciado em Esparta foi Atena:
As divindades femininas também desempenharam em Esparta um papel bastante importante: dos cinquenta templos mencionados, trinta e quatro estão dedicados a deusas. A deusa Atena era a mais adorada de todos. Atena é na mitologia a deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade. Atena, do ponto de vista espartano, era uma deusa guerreira, e muito adorada por eles. Porém em Atena essa mesma deusa já tem menos atributos de guerreira e mais de sábia.
Para Esparta Atena era uma deusa completa e virtuosa. Era inteligente, boa estrategista militar, habilidosa e com grande senso de justiça.
Atenas:
Atena era uma deusa adorada entre os atenienses
Atena era tão reverenciada em Atenas que a cidade-estado recebeu seu nome não por ser a deusa da guerra, mas sim por ser a deusa da sabedoria. Atena era reverenciada pelos espartanos também, mas não tanto quanto pelos atenienses.
Características:
• Atena era a deusa protetora da cidade de Atenas,
• O templo mais