Trabalho de Historia - Esparta
Origem, Hierarquia, Democracia, Governadores,
Tipos de império e etc...
Origem
Esparta foi uma das principais polis (cidades-estado) da Grécia Antiga.
Situava-se geograficamente na região sudeste da Península do
Peloponeso. Destacou-se no aspecto militar, pois foi fundada pelos dórios.
A cidade de Esparta foi fundada no século IX a C pelo povo dório que penetrou pela península em busca de terras férteis. Quatro aldeias da região da Lacônia uniram-se para formar a cidade de Esparta. A cidade cresceu nos séculos seguintes e o aumento populacional fez com que os espartanos buscassem a ampliação de seu território através de guerras.
No final do século VIII aC, os espartanos conquistaram toda a planície da
Lacônia. Nos anos seguintes, Esparta organizou a formação da Liga do
Peloponeso, reunindo o poderio militar de várias polis da região, exceto a rival Argos. O poder militar de Esparta foi extremamente importante nas
Guerras Médicas (contra os persas). Uniu-se a Atenas e outras cidades para impedir a invasão do inimigo comum. O exército espartano foi fundamental na defesa terrestre (Atenas fez a defesa marítima) durante as batalhas. Após as Guerras Médicas, a luta pela hegemonia no território grego colocou Atenas e Esparta em posições contrárias. De 431 a 404, ocorreu a Guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta, que foi vencida pelos espartanos.
Hierarquia
Os cidadãos espartanos eram divididos em seis morai
(regimentos) de cavalaria e infantaria pesada. Cada um desses regimentos tinha um polemarco
(aproximadamente equivalente a coronel), quatro lochagoi (capitães de companhias), oito penteconters e 16 enomotarchas (comandantes de seções).
Qualquer divisão regimental pode ser formada prontamente em enomotias (linha simples) em trios
(três filas), ou sextetos (seis filas lado a lado).
A falange espartana era treinada para operar e manobrar como uma unidade coesa. Era composta de hoplitas pesadamente armadas levando longas lanças com pontas