grecia antiga
MARILIA MARREIROS DE CASTRO LIMA
TRABALHO DE HISTORIA
SÃO PAULO
2014
MARILIA MARREIROS DE CASTRO LIMA
TRABALHO DE HISTORIA
Trabalho de história focado
Na história de Grécia antiga.
Professora Leticia
SÃO PAULO
INTRODUÇÃO
A história da Grécia antiga é dividida em quatro partes: homérico, arcaico, clássico e helenístico.
Se desenvolveu na península balcânica entre 2000 a.c e 1200 a.c por povos indo-europeus que dominaram os nativos que ali viviam, a mistura entre dominadores e os nativos deu origem ao homem grego, pelasgos.
Em 1200 a.c os Dórios, que foram o povo mais importante que chegou a península balcânica e que deram origem ao que conhecemos hoje como Grécia antiga. Eles são muito importantes por causa da violência inegável que ele tinham e conhecimento que tinham em relação ao manuseio de ferro.
A Grécia antiga inteira, basicamente, era politeísta antropomórfico e acreditava no zodíaco e na mitologia de criaturas fantásticas, o culto aos deuses nessa época era muito forte.
DESENVOLVIMENTO
Período homérico:
As bases da civilização grega são as duas obras escritas por Homero, a ilíada e a odisseia, que contam história épicas de heróis e criaturas mitológicas. Essas eras as histórias que todo grego conhecia e falavam sobre.
Devida a violência dos dórios a população grega migrou para o interior balcânico formando os genos que são pequenas organizações familiares comunitárias, tal ato fico conhecido como a primeira diáspora grega.
Nos genos os bens pertenciam a todos, isto é, não havia diferenças materiais e o poder era destinado ao pater (pai) .
A segunda diáspora grega se deu devido ao crescimento demográfico que acabou pondo um fim no sistema do genos e obrigando a população a voltar para o centro da península, que por sua vez acabou fundado as