Transtorno Déficit de Atenção
O Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) é uma doença desconhecida de muitos educadores, pais e mesmo de profissionais da área de saúde, embora atinja um grande número de crianças e adolescentes em idade escolar, persistindo em muitos casos, na vida adulta do indivíduo. O presente estudo apresenta suas origens, seu diagnóstico, classificação, o tratamento farmacológico e principalmente o tratamento psicoterápico, fundamental para ajudar nos sintomas secundários do transtorno, como as dificuldades de relacionamento e a desorganização, entre outros, diminuindo as conseqüências do TDAH na vida da pessoa.
O Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) é considerado, atualmente, o transtorno psíquico infantil mais frequente, afetando 3% a 5% das crianças e até 5,8% dos adolescentes entre 12 a 14 anos no mundo inteiro. Destes, entre 50% a 70% vão continuar a ter dificuldades na idade adulta. A sintomatologia principal do transtorno é a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade. Apesar de ser um transtorno bastante comum na infância e na adolescência e, em muitos casos, persistir na vida adulta, ele ainda é pouco conhecido dos profissionais da educação, dos pais e até mesmo dos profissionais da área de saúde. Tendo em vista o anteriormente exposto, há a necessidade de se compreender melhor o TDAH, desde as suas origens até as práticas psicoterápicas, justificando-se, portanto, o presente estudo.
OBJETIVO
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma visão geral do Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH), abordando suas origens, os tipos existentes, a questão do TDAH em adultos, a realização do diagnóstico de acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística da Associação Psiquiátrica Norte-Americana em sua quarta edição (DSM - IV), os principais fármacos utilizados no tratamento do transtorno e, principalmente, a psicoterapia do TDAH, abordando novas