Transtorno de Déficit de Atenção
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO
RESUMO
Atualmente tem aumentado consideravelmente a inclusão em escolas de ensino regular de crianças com déficit de atenção, hiperatividade ou outras síndromes. Todos tem direito à educação. Para isso o professor deve estar apto à detectar ou reconhecer as crianças que possuem algum tipo de distúrbio para solicitar ajuda, monitoramento de professores auxiliares, médicos, pedagogos, psicólogos e psiquiatras. Na etapa escolar o professor é peça fundamental na inclusão da criança.
Palavras-chaves: Déficit de Atenção. Aprendizagem. Inclusão.
1 INTRODUÇÃO
A Educação Inclusiva está relacionada não só à inclusão de crianças com algum tipo de deficiência física, mas também crianças com Condutas Típicas, mais especificamente, os Transtornos de Deficit de Atenção e/ou hiperatividade – TDAH. Pois é um assunto de extrema importância de ser abordado nos cursos de formação de professores.
O TDAH caracteriza-se por uma persistente desatenção juntamente ou não com uma impulsividade ou uma hiperatividade, é um problema de saúde mental que tem três características básicas: desatenção, agitação e a impulsividade.
O Objetivo deste trabalho é estudar o significado do déficit de atenção, a abordagem e a atitude que o professor deve ter com a criança portadora desta síndrome, além de estreitar laços com a família para tentar diagnosticar juntamente com profissionais as causas que levaram esses alunos a terem esse transtorno.
2 DÉFICIT DE ATENÇÃO
Esse transtorno tem uma grande influência na vida da criança, do adolescente e adultos e em suas relações com as pessoas, podendo levar à sérias dificuldades emocionais, de relacionamento familiar e social, e principalmente no ambiente escolar.
O olhar do professor é importantíssimo, porque na maioria das vezes os pais não vejam essa dificuldade como um problema de saúde, achando que trata-se de crianças mal criadas, sem respeito, travessas, falta de