Transtorno de déficit de atenção
O presente trabalho trata-se do Transtorno de Déficit de Atenção com
Hiperatividade (TDAH), tendo como objetivo entender o que é e como lidar com pessoas que sofrem com o mesmo.
Atualmente, o TDAH é uma preocupação importante no que se refere às crianças em fase escolar, influenciando em seu desenvolvimento cognitivo afetivo e social. O tema é desenvolvido também nos tipos de transtornos incluindo casais e mulheres que sofrem com este déficit.
Sendo assim, este trabalho disponibilizará o acesso ao diagnóstico e ao tratamento de alunos com este transtorno, e qual a relação entre eles, os pais e o que a equipe multidisciplinar oferece.
1
2. O que é TDAH?
O TDAH (transtorno psiquiátrico ou neuropsiquiátrico) pode ser um problema a vida toda, crônico na maioria dos casos (mais de 60%), causando dificuldades tanto para a criança que vai a escola quanto para o adulto em casa com a família.
No adulto os sintomas são os mesmos de uma criança ou adolescente. Não está clara a causa desta doença, porém cada vez mais se acredita que seja uma doença genética, que surge na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda sua vida, ela é caracterizada por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Especula-se que danos cerebrais mínimos no período fetal e perinatal podem causá-la. E há os fatores psicológicos, já que crianças institucionalizadas ou adotadas muitas vezes são hiperativas. Eventos estressores como ruptura do equilíbrio familiar contribuem para o início da doença, é comum ser acompanhada de outras doenças como depressão e ansiedade na infância. Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. A região frontal orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano em comparação com outras espécies animais e é responsável pela
inibição
do
comportamento,
isto
é,
controlar
ou
inibir
comportamentos