PRE PROJETO
LILIANE MESQUITA DA SILVA
ALEITAMENTO MATERNO, A IMPORTÂNCIA DE SER ESCLUSIVO ATÉ OS SEIS MESES DE IDADE.
PACAJUS-CEARÁ
2014
LILIANE MESQUITA DA SILVA
ALEITAMENTO MATERNO, A IMPORTÂNCIA DE SER ESCLUSIVO ATÉ OS SEIS MESES DE IDADE.
PACAJUS-CEARÁ
2014
INTRODUÇÃO
Segundo o dicionário brasileiro de saúde (2009) amamentação constitui a única forma recomendada de alimentar crianças nos primeiros seis meses de vida, e também segundo a recomendação da organização mundial da saúde (OMS) o aleitamento materno exclusivo deverá ser mantido até o sexto mês de vida, sendo de livre demanda, após o primeiro semestre de vida o lactente receberá outras fontes nutricionais e continuará a ser amamentado até os vinte e quatro meses ou mais.
Sabemos que todas as mulheres podem ser bem sucedidas na amamentação, desde a sua puberdade as mamas femininas, também chamadas de “seis” desenvolve-se com o objetivo de produzir e ejetar leite assim que se faz necessário. Nos primeiros dias logo após o parto as mamas secretam colosto que é diferente do leite maduro, com aparência amarelada e mais consistente, ele é secretado apenas em pequenas quantidades, mais isto já é suficiente para uma criança normal, ele contem mais anticorpos e células brancas por isso da importância do aleitamento materno se iniciar nas primeiras horas de vida do recém-nascido, pois está será a forma mais eficaz de atender aos aspectos nutricionais e imunológicos.
Segundo, Souza (2011) Se a criança recebe o leite de vaca ou outros alimentos, antes de receber o colosto, pode apresentar lesão intestinal e alergia alimentar.
Antes mesmo do nascimento do bebe, no pré-natal a mãe dentro do programa de saúde da família (PSF), deverá ser orientada das vantagens do aleitamento materno exclusivo, quer seja em atendimento individual ou em grupo, deste dialogo abordará entre