Figuras de Linguagem - Português
Neste trabalho iremos mostrar as duas guerras mais importantes da história da Grécia Antiga, a Guerra do Peloponeso e as Guerras Médicas.
Também como viviam os gregos, tanto os simples trabalhadores como os guerreiros que atuavam nestas batalhas, assim também mostrando como as cidades Gregas eram nesta época.
Guerras Médicas
Guerra do Peloponeso (Lindo Trabalho do Adrian)
Foi a guerra travada entre as duas potências gregas, Atenas e Esparta, também envolvendo algumas cidades-estado aliadas das duas cidades principais. Aconteceu aproximadamente de 431 até 404 a.C.
Toda a história destas guerras foi claramente e detalhadamente contada pelos historiadores Tucídides e Xenofonte em uma grande coleção de livros.
Nesta época, Atenas era uma cidade política e cultural, enquanto Esparta era quase totalmente voltada para o militarismo.
O pretexto da guerra foi registrado como o medo de Esparta de que Atena ficasse muito mais forte que ela, pois atualmente o poder ateniense tinha aumentado bastante.
Antes desta guerra entre as duas cidades, esses dois povos lutavam juntos, e tinham uma relação bem amigável, porém com a arrogância Espartana de nunca poder ser inferior a ninguém, Atenas e Esparta criaram laços de rivalidade, isso mais ou menos 450 a.C.
Nesta época Atenas dominava o poder da Liga de Delos, uma força política criada pelos Gregos durante as Guerras Médicas para proteger as cidades gregas. Assim controlando o comércio marítimo, tornando-se uma grande potência.
Mas os Espartanos tinham o apoio da Liga do Peloponeso, que era a aliança entre a cidade de Corinto, todas as cidades do Peloponeso e as da Grécia Central.
Em 445 a.C criaram um acordo de paz de 30 anos entre as duas potências, porém este acordo não durou, pois em 431 a.C a guerra eclodiu.
A guerra foi dividida em 3 períodos, de que iremos explicar a seguir.
O 1º Período: Corcira que era uma colônia da cidade de Corinto queria começar uma aliança com Atenas para que