Visual G
A disciplina de algoritmos é uma das mais importantes do curso de Ciências da
Computação, por estar diretamente ligada à lógica de programação. É de vital importância que o aluno, no decorrer da disciplina, consiga estabelecer uma lógica de programação através de algoritmos para conseguir resolver qualquer problema proposto.
A definição de problema, do ponto de vista de processamento de dados, segundo
Manzano e Oliveira (2001, p. 12), “[...] é uma questão que foge a uma determinada regra, a qual impede de atingir com sucesso determinado objetivo”. Para a resolução deste tipo de problema, utiliza-se um procedimento de desenvolvimento, conhecido também como algoritmo. Algoritmo, segundo Farrer (1999, p. 14) “[...] é a descrição de um conjunto de comandos que, obedecidos, resultam numa sucessão finita de ações”. Ainda, segundo Farrer
(1999, p. 15) “
[...] um algoritmo se destina a resolver um problema: fixa um padrão de comportamento a ser seguido, uma norma de execução a ser trilhada, para se atingir como resultado final, a solução de um problema”. Exemplificando, uma simples instrução para se utilizar um aparelho doméstico pode ser considerado um algoritmo, pois contém inúmeras instruções em uma seqüência que deve ser seguida à risca, cujo objetivo final (e resolução do problema) é fazer o aparelho funcionar.
Para auxiliar o aluno e também o professor da disciplina, existem inúmeras ferramentas interpretadoras de linguagem algorítmica no meio acadêmico. Essas ferramentas funcionam como uma espécie de linguagem de desenvolvimento, pois, a partir de sua gramática, é possível resolver inúmeros problemas propostos, do ponto de vista de processamento de dados, como por exemplo, listagem da série Fibonacci, listagem de números primos, entre outros.
As gramáticas, segundo Grune (200, p. 31) “[...] constituem o formalismo essencial para descrever a estrutura de programas em uma linguagem de programação”. Dessa forma, é
imprescindível