Curso de português - figuras de linguagem
Linguagem
É a expressão do pensamento, por meio de palavras, sendo elas um conjunto de sinais, visuais ou fonéticos. É através dela que se estabelece a comunicação. Dentro da linguagem possuímos duas especificações, são elas: ✓ Não-verbal: utiliza códigos para passar a sua mensagem. Ex: [pic] ✓ Verbal: é a forma mais presente em nosso cotidiano. Mediante a palavra falada ou escrita, expomos nossas idéias e pensamentos. Ex: Livros, jornais, etc. Na linguagem verbal, mais precisamente em relação à escrita, possuímos normas e as variações dessas normas. São elas: ✓ Culta: língua das pessoas escolarizadas. É o modelo culto utilizado na escrita, que segue rigidamente as normas gramaticais. Ex: Estou preocupado. ✓ Coloquial: é a mais livre e espontânea, possui maias liberdade e está menos presa à rigidez das regras gramaticais. Entretanto, a margem do afastamento dessas regras é estreita e, embora exista, a permissividade com relação à “transgressões” é pequena. Ex: Tô preocupado. ✓ Gírias, sotaques e regionalismos: linguagem peculiar utilizada por determinados grupos sociais, cidades, regiões ou profissionais. Ex: Tô grilado. ✓ Internetês: uma escrita virtual uma fala digitalizada, uma mescla das duas modalidades da língua, onde o conteúdo só interessa a quem escreve e lê. Ex: ak = aqui; blz = beleza; naum = não; qdo = quando; etc.
Figuras de linguagem
São formas de expressar o pensamento ou o sentimento de modo vivo, enérgico e vibrante. São certos recursos empregados para uma maior expressividade à mensagem do escritor. E se dividem em: figuras de sintaxe, figuras de palavras e figuras de pensamento. Vamos a elas.
1. Figuras de Sintaxe (ou Construção) Possuem cara de erro, mas são propositais. [pic]A partir dos aspectos lógicos e gerais observados na língua (norma culta), a gramática formula princípios que regem as relações de dependência