Educação Espartana
EDUCAÇÃO ESPARTANA
TOLEDO, PR
2014
KATIA FONSECA
EDUCAÇÃO ESPARTANA
Artigo de pesquisa científico, apresentado sob a supervisão do Professor Gabriel, da disciplina de História da Educação I, como requisito parcial para trabalho do bimestre.
TOLEDO, PR
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 EDUCAÇÃO ESPARTANA 5
3 CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
RESUMO
O presente artigo apresenta uma revisão literária dos conceitos da educação espartana, a qual tem sua origem da cidade-estado grega de Esparta, com foco de aprendizagem das atividades militares, fato que foi influenciado pela área militar. A educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra, tendo como eixo norteador as atividades físicas. Na faixa etária de sete anos de idade, os meninos eram levados por suas mães para uma espécie de escola, onde eram educados com as físicas; sendo que na adolescência, já faziam uso de armas de guerra. O processo educativo de Esparta e controlado por autoridades políticas, e as crianças que nascem, crescem para serviço do Estado.
Palavras-chave: Educação. Escola. Estado. Atividades física.
INTRODUÇÃO
O presente estudo fala sobre a educação espartana sendo que a mesma foi liderada por Licurgo, o responsável pela organização do Estado e da Educação em Esparta, cidade grega, tendo como valorização da educação a preparação militar onde os jovens espartanos se enquadravam ao uso de armas.
Em contrapartida a educação feminina tinha como objetivo formar boas esposas e mães, e também participavam de atividades desportivas e torneios. A função deste tipo de educação para as