Python e Rust (Linguagem de programação)
O Python suporta multiplos paradigmas de programação, incluindo os estilos orientado a objeto, imperativa e programação funcional ou programação procedural. Caracteriza um tipo dinâmico de sistema e automática manutenção de memória, e tem uma grande e compreensiva biblioteca padrão.
Os interpretadores Python são disponíveis para instalação em muitos sistemas operacionais, permitindo a execução do código Python em uma grande variedade de sistemas. Usando ferramentas de terceiros, tais como Py2exe ou Pyinstaller, o código Python pode ser empacotado em executáveis autônomos para alguns dos mais populares sistemas operacionais, permitindo a distribuição de softwares baseados em Python para o uso nessa plataformas sem a necessidade da instalação de um interpretador Python.
CPython, a implementação referencial de Python, é software gratuito e open-source e tem uma comunidade baseada no modelo de desenvolvimento, como quase todos as suas implementações alternativas. CPython é dirigido pela Python Software Foundation sem fins lucrativos.
1.3 Rust
Rust é uma linguagem de programação compilada, de múltiplos paradigmas e de propósito geral desenvolvida pelo Mozilla Research. Foi designado para ser uma "linguagem segura, concorrente e pratica", suportando os estilos imperativo-procedural, orientado a objeto pure-functional e concurrent-actor.
A linguagem surgiu de um projeto pessoal de Glaydon Hoare, funcionário da Mozilla. Mozilla começou a patrocinar o projeto em 2009 e o anunciou pela primeira vez em 2010. No mesmo ano, mudaram do compilador inicial (escrito em OCaml)