TRABALHO DE COMPLEMENTO DE PROGRAMA O
O presente trabalho tem como tema em destaque; linguagens orientadas a objectos. Linguagem Orientação a objectos, é um paradigma de análise, projecto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objectos. Ou seja, é um modelo utilizado no desenvolvimento de software onde trabalhamos com unidades chamadas objetos (que serão explicados mais adiante). Este modelo visa, principalmente, organização, desempenho, sustentabilidade e reutilização do software.
1
1.OBJECTIVOS DO TRABALHO
1.1 Objectivo geral
Analisar e descrever as linguagens orientadas a objecto
1.2 Objectivos específicos
(1) Identificar as características das linguagens orientadas a objecto.
(2) Identificar os tipos de linguagens orientadas a objectos
2. IMPORTÂNCIA DE ESTUDO
O presente estudo é de grande importância, visto que a Programação Orientada a
Objectos (POO) diz respeito a um padrão de desenvolvimento que é seguido por muitas linguagens, como C# e Java.
2
4. DEFINIÇÃO DOS CONCEITOS
Linguagens orientadas a objectos
A programação Orientada a objetos (POO) é uma forma especial de programar, mais próximo de como expressaríamos as coisas na vida real do que outros tipos de programação. Caracteristicas das linguagens orientadas a objectos
Objetos
Os objetos são exemplares de uma classe qualquer. Quando criamos um exemplar temos que especificar a classe a partir da qual se criará. Esta ação de criar um objeto a partir de uma classe se chama instance (que significa em inglês exemplificar).
Por exemplo, um objeto da classe fração é por exemplo, 3/5. O conceito ou definição de fração seria a classe, mas quando já estávamos falando de uma fração em concreto 4/7,
8/1000 ou qualquer outra a chamamos de objeto.
Para criar um objeto temos que escrever uma instrução especial que possa ser distinta dependendo da linguagem de programação que se empregue, mas será algo parecido a isto. meuCarro = new Carro()
Com a palavra new