ENVELHECIMENTO ATIVO
27-06-2014
Psicologia Evolutiva
Módulo FT 2
27-06-2014
ENVELHECIMENTO ATIVO
INTRODUÇÃO
Não há definição consensual de envelhecimento bem-sucedido. O termos envelhecimento ativo, e bem-sucedido é usado de maneira indefinida para explicar o processo de envelhecer bem.
O objetivo deste trabalho é analisarmos o significado de envelhecimento bem-sucedido, enfatizando que a subjetividade do conceito está relacionada à individualidade e às diferenças socioculturais.
A longevidade não deve ser o único componente para avaliar o envelhecimento bem-sucedido.
Envelhecer bem envolve múltiplos fatores, psicológicos, biológicos e sociais (Biopsicossocial).
.
2
ENVELHECIMENTO ATIVO
CONCEITO/SIGNIFICADO
Envelhecimento bem-sucedido, é podermos proporcionar ao idoso, um final de vida com um envelhecimento o mais saudável e com uma qualidade de vida melhor.
Este emerge da necessidade de repensar estratégias e práticas, relacionadas com o enquadramento que o envelhecimento tem tido nas sociedades atuais. Neste sentido, este conceito tem sido frequentemente relacionado com dimensões mais amplas do bem-estar dos indivíduos, nomeadamente com as questões do impacto do suporte social, particularmente influentes nesta etapa de vida.
IMPORTÂNCIA PARA O IDOSO
Foi sobretudo a partir da segunda metade do século XX que emergiu um novo fenómeno nas sociedades desenvolvidas − o envelhecimento demográfico, ou seja, o aumento significativo do número de pessoas idosas. Com isto, surgiu a necessidade, a nível internacional, de caracterizar o fenómeno, de repensar o papel e o valor da pessoa idosa, os seus direitos e as responsabilidades do Estado e da sociedade para com este grupo específico da população.
O envelhecimento bem-sucedido é um aspeto fundamental, devendo ser promovido quer a nível individual, quer a nível coletivo.
Individualmente, o envelhecimento ativo pode ser entendido como o conjunto de atitudes e ações que