Rio 450
A cidade do Rio de Janeiro foi fundada por Estácio de Sá em 1° de março de 1565 na Fortaleza de São João na Urca. Teve esse nome devido aos portugueses não saberem diferenciar praia, baía ou rio e acharem que a cidade era cercada por um grande rio (Baía de Guanabara). A capital foi utilizada como ponte entre Minas Gerais e Europa para o envio de metais e pedras preciosas.
No final do século XVIII (18) a capital entrou em crise, pois Minas Gerais não produzia tantas riquezas naturais, sendo assim em 1808 com a vinda da família portuguesa deram um novo alento a economia da região. Nesta época a realeza construiu inúmeros palácios e igrejas.
Na segunda parte do século XIX (19) com a instalação das vias férreas trouxe um novo impulso à produção agrícola e de café, começando assim as novas indústrias na região central, iluminação á gás e transporte com tração animal. No início do século XX, na gestão do prefeito Francisco Pereira Passos, foram criadas avenidas, novo porto e as casas sem condições adequadas de higiene foram demolidas levando a população pobre a viver nos atuais subúrbios. O Rio de Janeiro conheceu seu esplendor entre 1920 e 1950 , quando as pessoas do mundo inteiro se encantavam pela sua imagem romântica, seus cassinos e suas belezas naturais como a praia de Copacabana.
Atualmente podemos nos desfrutar de inúmeras belezas como: Cristo Redentor, bondinho do Pão de Açúcar, as Praias do Leme ao Pontal, Museus, Palácios deixados pela Era Imperial, Igrejas, projetos arquitetônicos de época, parques e jardins, estádios esportivos e um dos nossos maiores orgulhos, que é responsável pela maior festa do mundo, o nosso querido Sambódromo. O Rio passa por alguns problemas na saúde, segurança e educação. Mesmo assim ainda podemos chamar de Cidade Maravilhosa, Terra do Samba e Pandeiro, Terra dos Malandros e das Mulatas, Terra do Nosso Carnaval.