projeto rio 450 anos
RIO 450, O HISPANO PEDE PASSAGEM
C.E.HISPANO BRASILEIRO JOÃO CABRAL DE MELO NETO
“Rio 450 anos, o Hispano pede passagem”
I) INTRODUÇÃO
A cidade do Rio de Janeiro, devido a sua formação histórica e geográfica, sempre foi motivo de análise e pesquisa de vários autores. Sua localização geográfica entre o Maciço da Tijuca e a Serra do Mendanha foi interesse de portugueses, espanhóis, holandeses e franceses, não só pelas belezas naturais da Baía de Guanabara como também pelas riquezas econômicas (pau-brasil, índios e especiarias).
Podemos observar que a primeira menção dessa cidade na história foi em 1504, quando o navegador português Gonçalo Coelho entrou pela primeira vez na Baía de Guanabara e por achar que estava entrando na foz de um rio chamou de Rio de Janeiro.
Entre os anos de 1519 e 1560, o Rio de Janeiro foi dominado pelos franceses liderados pelo cavaleiro de Malta Nicolau Durand de Villegaignon, que fundou onde hoje está localizada a Praia do Flamengo, uma vila chamada de Henryville, em homenagem ao Rei Francês, e na ilha de Seregipe, atual Villegaignon, uma colônia chamada de França Antártica.
Em 1º de março de 1565, ou seja, há exatos 450 anos, após conter a invasão francesa, por Mem de Sá, Governador Geral do Brasil, foi fundada a cidade do Rio de Janeiro, no antigo Morro do Castelo. O fundador da cidade foi o sobrinho de Mem de Sá, Estácio de Sá que por ordem do então Rei de Portugal, D. Sebastião, fundou um núcleo urbano para conter futuras invasões que ocorressem no Rio de Janeiro.
Diante desta análise histórica e para comemorar os 450 anos de fundação de nossa cidade, o Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto, resolve promover atividades pedagógicas e culturais para integração do corpo docente e discente.
II) OBJETIVOS
Essas atividades têm como objetivo principal:
Levantar o senso crítico e a análise histórica da formação do Rio de Janeiro e da fundação de nossa cidade, que