Fadiga dos materiais
-
-
-
-
FADIGA DE MATERIAIS
-
2015
-
-
-
-
-
FADIGA DE MATERIAIS
Trabalho apresentado como requisito parcial de nota da disciplina de Mecânica dos Materiais, do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade -.
Prof.: -.
-
-
RESUMO
Designa-se por fadiga uma forma de falha de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tensão ou deformação. Este fenômeno é verificado principalmente em aeronaves, componentes de máquinas, pontes, entre outros elementos mecânicos. O estudo do fenômeno é de importância crucial na concepção de máquinas e estruturas, visto que a grande maioria das roturas observadas em serviço envolvem fadiga, responsável por 90% de todas as falhas metálicas, agregando um grande valor econômico, industrial e financeiro. O mecanismo de fadiga compreende as seguintes fases sucessivas: nucleação ou iniciação da fissura de fadiga, propagação dessa fissura, e rotura final; e para evitá-las são feitos ensaios de fadiga com montagens reais ou mesmo com protótipos dos dispositivos de um projeto real. Os estudos sobre Fadiga de Materiais visam concluir que é uma área multidisciplinar e que exige do engenheiro conhecimentos nas áreas de metalurgia, mecânica, ciência de materiais, processos de fabricação, simulação computacional e testes de laboratório; visando o melhoramento dos projetos mecânicos.
PALAVRA-CHAVE: Fadiga, Integridade estrutural, Falhas Mecânicas, Marca de praia.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 TIPOS DE EM ENSAIO DE FADIGA 8
2.2 CORPO DE PROVA 9
2.3 CURVAO TENSAO X NUMEROS DE CICLO 10
2 CONCLUSÃO 12
2 REFERENCIA 13
1 INTRODUÇÃO
A maioria das falhas em máquinas acontece devido a cargas que variam no tempo, e não a esforços estáticos. Essas falhas ocorrem, tipicamente, em níveis de tensão significativamente inferiores aos valores da resistência ao escoamento dos materiais. Assim, a utilização única das teorias de falha estática pode