projeto integrador 4 periodo GEST O DE PESSOAS
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema o Processo da Gestão de Pessoas nas Organizações, abordando o Processo Tecnológico da área nas empresas da atualidade, onde as organizações não buscam mais profissionais apenas para desempenhar bem sua função estabelecida, mas sim para agregar valor no ambiente de trabalho e com uma boa relação.
Um dos maiores desafios dos gestores é alcançar algo a mais que os objetivos esperados. Pode-se considerar esta mudança no pensamento evolutiva, pois visa valorizar e se comprometer mais os colaboradores ao invés de preocupar-se apenas com seu sucesso lucrativo.
O objetivo geral deste trabalho refere-se ao Processo da Gestão de Pessoas nas Organizações. Justifica-se a relevância deste estudo devido à importância que a Gestão de Pessoas tem nas organizações. 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 RELACIONAMENTO NAS EMPRESAS A gestão de empresas hoje têm um desenvolvimento histórico que passou a envolver mais os processos e capacidades do que antigamente. O gestor necessita estar a par de todas as atividades da empresa e suas rotinas, estar informado sobre todas as áreas para na hora de agir, tomar as decisões corretas. Para um melhor sistema na gestão é necessário traçar os objetivos almejados para assim, avaliar o resultado com eficácia e eficiência. Segundo Chiavenato (2004), até pouco tempo entendia-se a respeito de “relações industriais” uma visão mais burocrática que chegou no seu auge no fim da revolução industrial na década de 1950. Após isso predominou até 1990 um visão mais dinâmica da administração de recursos humanos, a qual foi adotada por empresas mais interessadas em administração de pessoas, estas que consideram a importância das habilidades e do intelecto do ser humano. Vergara (2000, p.97) destaca as ações requeridas para o bom gestor de pessoas:
• monitorar o ambiente externo;
• contribuir para a formação de valores e crenças