Estudo de caso de compras
Mauro Vivaldini Fernando Bernardi de Souza Silvio Roberto Ignácio Pires
Resumo
A gestão colaborativa é, atualmente, um elemento-chave no contexto da gestão da cadeia de suprimentos. Neste artigo, o tema é abordado mediante a análise de um caso real, em que uma grande rede mundial de fast-food e seu prestador de serviço logístico (PSL) trabalharam conjuntamente no Brasil em um projeto-piloto para a implementação de um collaborative planning, forecasting, and replenishment (CPFR). O trabalho faz uso de uma metodologia de pesquisa-ação e apresenta as principais variáveis que influenciaram o projeto, abordando os processos necessários para a implementação e os pontos que favorecem o CPFR. Com base no caso estudado, o trabalho apresenta um conjunto de propostas sobre o papel dos agentes da cadeia em projetos dessa natureza. A gestão da cadeia de suprimentos por intermédio da coordenação direta de um PSL também permite demonstrar as possibilidades e dificuldades desse sistema, contribuindo com a visão colaborativa na cadeia de suprimentos a partir da relação entre seus agentes.
Palavras-chave: Gestão da cadeia de suprimentos. Reposição. Previsão e planejamento colaborativo (CPFR). Prestador de serviços logísticos (PSL).
1 Introdução
A gestão da demanda e a formação de um correto pedido de compra são processos relativamente complexos na gestão da cadeia de suprimentos, geralmente ocasionados pela falta de mecanismos que permitam visibilidade dos estoques e das vendas. Encontrando-se meios para geração destas informações, todos os participantes da cadeia de suprimentos (CS) tendem a ganhar se elas estiverem disponíveis (MENTZER et al., 2004). Neste sentido, este trabalho entende a utilização do CPFR (collaborative planning, forecasting, and replenishment - reposição, previsão e planejamento