Estudo de caso super mercado boa compra
Este artigo está inserido na área do Direito do trabalho, precisamente no estudo do conceito de Trabalho Decente, segundo a visão da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Especificara a viabilidade do trabalho decente para empresas, prioridades da agenda nacional de trabalho os avanços destas prioridades além de mostrar o papel do administrador na promoção do Trabalho Decente.
2 Trabalho decente
Trabalho Decente é um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade, e segurança, sem quaisquer formas de discriminação, e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que vivem de seu trabalho.
O Trabalho Decente é uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
2.1 Conceito de trabalho decente
O Programa Nacional de Trabalho Decente foi criado a partir da Agenda Nacional de Trabalho Decente, com o objetivo de estabelecer, além das prioridades, os resultados esperados e as estratégias, metas, prazos, produtos e indicadores de avaliação Frente aos desafios da globalização e dos déficits das políticas em matéria de crescimento e emprego, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu então o Trabalho Decente. Além da promoção permanente das Normas Internacionais do Trabalho, do emprego, da melhoria das condições de trabalho e da ampliação da proteção social, a atuação da OIT tem se caracterizado, pelo apoio ao esforço de promoção do trabalho decente em áreas importantes como o combate ao trabalho forçado, ao trabalho infantil e ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e comercial, à promoção da igualdade de oportunidades e tratamento de gênero e raça no trabalho e à promoção de trabalho decente para os jovens e extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.
2.2 Prioridades da agenda nacional de trabalho decente