Estudo de Caso: Bauduco compra 50% da concorrente Visconti
CAMPUS SANTA CRUZ
TRABALHO
Estudo de Caso: Bauduco compra 50% da concorrente Visconti
Alunos:
Alberto Seixas Teixeira Júnior Mat.:200901037888
Roberto Neves Bueno Viana Mat.:201001216156
1- Disponibilidade de recursos financeira:
A Bauduco não possuia todo o recurso necessário para aquisição da Visagis, e para isso financiou os recursos necessários para aquisição. Essa estratégia deve ser muito bem avaliada, pois o financiamento pode provocar sérios riscos a saúde financeira da empresa.
2- Atitude frente a riscos:
Apesar de um risco considerável, a Bauduco acreditou em seu prestígio no mercado, e apostou no crescimento das vendas de panetones de ambas as marcas no Brasil.
3- Competencias Organizacionais:
A Visagis possuia parcerias que contribuiria para o fortalecimento da Bauduco, porém o fato de distribuir apenas para Rio de Janeiro e São Paulo implicaria em investimentos para reposicionar a marca Visconti no mercado nacional.
4- Relação entre canais:
Com certeza a fusão viria ajudar na distribuição dos produtos da Visconti, já que a Bauduco já distribuia para todo Brasil, desta forma a marca Visconti teria uma ampla entrega em outras capitais do país.
5- Retaliação da concorrência:
Acredito que houve uma demora na retaliação da concorrência pois depois da fusão demorou dois anos para haver uma marca concorrente no segmento de mercado.
Questões para discussão:
1) A Bauduco acertou na compra da Visagis, na tentativa de evitar a perda de espaço no mercado?
R: Não, pois a expectativa de crescimento de mercado não se concretizou, e a aquisição foi através de financiamento. O aumento do dólar impactou no aumento do preço do panetone, levando a empresa a ter que investir em novas estratégias, como aumento do número de pontos de venda e no desenvolvimento de novos produtos.
2) Haveria outra possibilidade