Trabalho Rio 450
Ah, o Rio! Fomos a capital do país, abrigamos uma grande parte do funcionalismo público, e nos tornamos o centro cultural do país.
A natureza convida o carioca e os turistas à uma vida ao ar livre, por ter parques, praças e praias, sempre cheios de gente de segunda a segunda. O próprio espaço público é visto pelos cariocas como parte de casa. Com isso, porém, o Rio foi se tornando um dos locais mais violentos do mundo, onde leis não costumam ser obedecidas.
Temos também problemas de mobilidade, apesar de algumas tentativas de corrigir o problema tenham sido implantadas como o BRT, o Transcarioca... Na verdade, tais medidas apenas tornam a vida do trabalhador um pouco menos árdua.
Temos o Carnaval, algo que não tem como dissociar do Rio por ser considerado um dos melhores do mundo, tanto pela exuberância dos desfiles na Sapucaí quanto pelos irreverentes blocos de rua.
A boemia é certa na vida carioca, onde encontramos samba e cerveja até em uma segunda-feira.
A musicalidade, como berço da bossa nova, do samba e uma fonte de talentos da MPB. O Rio tem nomes na música como Vinicius de Morais, Tim Maia e Nara Leão? Isso para não falar dos outros tantos que encontraram no Rio um lar.
O Rio é uma cidade de diversidade, encontramos o funk carioca, fascinando turistas, como Vincent Rosenblatt, que dedicou centenas de noites fotografando bailes funks. Temos os artistas de rua, e podemos ver muitas paredes grafitadas quando vamos ao Centro da cidade.
Por essas e outras, é uma cidade fascinante. Precisa de muitos cuidados, mas quem é carioca da gema ama, preserva e cuida.