Civilizações Clássicas - Resumo
Civilizações clássicas
1. Porque devemos estudar as civilizações clássicas?
Pois precisamos ter a consciência de quem somos e do mundo em que vivemos pois só dessa maneira teremos condição de atuar de maneira positiva, significativa, transformadora, na sociedade. Além de ser importante para a compreensão do processo histórico que construiu o nosso presente.
2. O que eu tenho a ver com a História do povo grego?
Como vivemos no mundo Ocidental temos uma estrutura política, social, cultural e ideológica fortemente influenciada pela civilização grega. Um exemplo dessa verdade é a supervalorização da razão como única forma de conhecer a realidade, sem contar os traços arquitetônicos gregos nas ruas das cidades brasileiras ou no teatro.
3. A Grécia atual é uma continuidade da Grécia Antiga?
Não. A língua falada atualmente na Grécia (Grego) é diferente da falada na Grécia antiga (Latim). O cristianismo ortodoxo adotado pela maioria dos gregos atuais surgiu muito tempo depois dos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles, além da mitologia.
Como eram os territórios ocupados pelos gregos?
Era composto por um relevo montanhoso, litoral recortado (que dava bons portos) e centenas de ilhas. Possui muitas colinas (que isolavam as cidades estados) e as planícies (onde as poléis se estabeleciam), solos pobres e relativa escassez de água. As cidades estados se desenvolveram entre as montanhas em planícies com solos férteis. Apesar dessas dificuldades o clima quente mediterrâneo e a facilidade de comunicação por mar possibilitaram o povoamento e os contatos culturais e econômicos entre os gregos.
Porque Micenas era considerado um ponto de irradiação? Em meados do século XV a.C. os aqueus chegaram a essa região fugindo das estepes russas em busca de bons pastos. Assim chegaram em Micenas e a partir daí irradiaram por toda aquela região atingindo a Ásia Menor, a Grécia e o sul da Itália. Também a ilha de Creta e destruíram a cidade de Cnossos