O crime na internet
Para ser punido por um furto, por exemplo, é preciso que alguém retire algo de alguém. Só que na sociedade digital é possível copiar um arquivo e até um servidor sem retirá-lo da máquina. Quando isso acontece nas empresas, elas conseguem, quando muito, indenizações por danos sofridos.
Os internautas estão sendo mais ingênuos que maldosos.
Sobre os jovens na internet:
O pais se esquecem que podem responder por crimes cometidos por seus filhos. É o que diz a lei em relação aos menores de 18 anos. Os jovens precisam ouvir de seus pais que não dá para escrever tudo o que pensam em blogs, e-mails ou comunidades virtuais porque responderão por suas idéias caso alguém se sinta ofendido por elas. Existem casos de demissões por justa causa devido a manifestações desapropriadas em páginas do Orkut/Facebook e o mau uso de e-mails corporativos.
COMO OS CRIMONOSOS PODEM AGIR:
Diariamente, as pessoas recebem e-mails falsos supostamente enviados por instituições como Correios, Receita Federal, Serasa. Basta clicar sobre elas para que a máquina fique automaticamente infectada. Uma dessas pragas virtuais faz com que o computador comece a disparar sozinho o vírus para a rede de e-mails cadastrados na máquina. Também podem disparar um programa conhecido como cavalo de Tróia (trojan), que grava tudo o que for digitado no teclado. Todos os equipamentos infectados passam a ser monitorados à distância por hackers, que assim obtêm o número de contas bancárias, senhas e dados