ciencia
Ministrante: Prof. Germano B. Afonso. Pós-Doutorado em Astronomia pelo Observatório da Côte d’Azur, França.
Justificativa: A Lei No 11645, de 10 de março de 2008, torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados.
No entanto, a aplicação efetiva dessa lei depende da capacitação de professores e da existência e acessibilidade de materiais didáticos de qualidade, que tratem desses temas. Objetivo: Apresentar parte dos saberes tradicionais de Astronomia dos povos indígenas, que pode ser ministrado em especial na área de Ciências, contribuindo para a aplicação efetiva da lei 11.645/2008.
Público Alvo: Indígenas. Professores do ensino fundamental e do ensino médio, nos estabelecimentos públicos e privados. Professores e estudantes do ensino superior de licenciaturas.
Local: Aldeia de Ekeruá.
Data: 16 de abril de 2014.
Número de Vagas: 30
Carga Horária: 4 horas/aula (das 9:00hs às 11:00hs e das 20:00hs às 22hs). Nas aulas da noite haverá observação do céu (constelações indígenas).
Ementa: A Lei No 11645, de 10 de março de 2008. Os movimentos aparentes do Sol. As fases da Lua. Os eclipses. As marés. O planeta Vênus. Os pontos cardeais pela observação do Sol, da Lua, de Vênus e das constelações indígenas. As estações do ano pela observação do Sol e das constelações indígenas. Os calendários solar, lunar e das constelações indígenas. Mitos do Sol, da Lua, de Vênus e das constelações indígenas. Observação de Constelações Indígenas.
Custo: de R$ 3.000,00 ( três mil reias )