Psicologia Infantil
As crianças eram muitas vezes vistas como versões menores dos adultos, as crianças pensam de maneira diferente que os adultos. A criança começa a formar a capacidade de aprendizagem no primeiro contato com o mundo exterior. As atitudes dos pais influenciam no desenvolvimento dos filhos.
O psicólogo faz suas observações de comportamento social através de jogos. Além disso a criança aprende a necessidade de um comportamento cooperativo e de organização de alcançar objetivo em grupo, e poder enfrentar seus medos e aflições.
Durante a psicoterapia, utiliza para compreender os sentimentos, angustias e fantasias que a criança expressa através das brincadeiras. Existem alguns critérios que o psicólogo usa para a observação: Dificuldades de aprendizagem, pesadelos, dificuldades para dormir, distúrbios alimentares, agressividade em casa e na escola e atraso no desenvolvimento. É uma área muito ampla, durante esse período a criança vai ultrapassar fases nas quais se vai desenvolvendo e adquirindo competências que vão ser essenciais para se tornar um adulto saudável tanto fisicamente como psiquicamente desenvolvendo também sua personalidade. A criança deve ser vista como um todo, emocionalmente e intelectualmente, deve estar ligado enquanto vão se desenvolvendo.
Uma criança que esteja vivenciando problemas no seu meio familiar, por muitas vezes não consegue se concentrar nas tarefas escolares e se ela sente dificuldades em aprender, pode começar a sentir baixo-estima que se traduz em uma imagem negativa de si própria e isso vir a prejudicar ainda mais esse problema.