O comportamento organizacional
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
RESPONDENDO À GLOBALIZAÇÃO
As organizações não se limitam mais as fronteiras dos países. A globalização afeta as habilidades dos executivos em, pelo menos, duas maneiras:
Como executivo, crescem cada vez mais as chances de ser enviado em missões especiais;
Quando estiver lá, terá que administrar uma mão-de-obra que provavelmente será bastante diferente com a qual estava costumado a lidar, seja quanto à necessidades, aspirações e atitudes.
ADMINISTRANDO A DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO
Um dos desafios mais importantes e abrangentes enfrentados pela organização hoje em dia é a adaptação às diferenças entre as pessoas.
Enquanto a globalização enfoca as diferenças entre as pessoas de diferentes países, a diversidade da força de trabalho enfoca as diferenças entre pessoas em um determinado país.
A diversidade da força de trabalho significa que as organizações estão se tornando mais heterogêneas em termos de raça, etnia e sexo de seus participantes. Estão inclusos também os deficientes físicos, os representantes da terceira idade e os homossexuais.
Adotava-se a abordagem da fusão quanto às diferenças nas organizações, assumindo que as pessoas que eram diferentes automaticamente gostariam de ser assimiladas com rapidez.
Hoje em dia, contudo, reconhece-se que os trabalhadores não deixam de lado seus valores culturais e suas preferências em estilo de vida quando chegam no emprego.
O desafio para as organizações, portanto, é conseguir acomodar os diferentes grupos de pessoas, atendendo a seus estilos de vida, necessidades familiares e jeitos de trabalhar.
A premissa da fusão está sendo substituída por uma abordagem que reconheça e valorize as diferenças.
AUMENTANDO A QUALIDADE E A PRODUTIVIDADE
• Os executivos de uma forma geral têm buscado aumentar a produtividade de suas empresas e a qualidade de seus