O closet
ÁREA
TÍTULO ESPECÍFICO DA OBRA ESTUDADA
01
ANTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA: A FOTOGRAFIA COMO MÉTODO DE PESQUISA
FOLHA
Prefácio – O problema da observação e a natureza da fotografia
1. “É através da percepção, amplamente visual e auditiva que nos relacionamos com os homens à nossa volta. O conhecimento que temos dos fenômenos culturais é controlado por nossa habilidade em corresponder e compreender.” (p. xix)
Capítulo 1
1. “Este livro trata em geral da interação humana e da observação. Explora, em particular, o objetivo da visão global em antropologia, alcançada através do uso da fotografia”. Por razões diversas, os homens de hoje não são bons observadores (...). A máquina fotográfica não se apresenta como um remédio para nossas limitações visuais, mas como um auxiliar para nossa percepção. Somente a sensibilidade humana pode abrir os “olhos” da câmara de frorma significativa para a antropologia.” (p. 1)
3. “Há problemas de percepção que precisam ser reconhecidos, se formos fazer observações seguras sobre a cultura. Aprender a observar visualmente, ver uma cultura em todos os seus complexos detalhes, pode sert uma tarefa de muito empenho para o pesquisador”. (p. 1)
4. “Nós, modernos, nos afastamos de um relacionamento muito envolvente com o ambiente que nos circunda, pois comumente lidamos compartes (...) a percepção do aborígene está relacionada a com sua interação no meio ambiente total em que vive. O nativo, com tecnologia limitada, tem que viver em harmonia com a natureza que o cerca. Ele precisa ser um observador astuto de todo o seu mundo, caso contrário não sobreviverá ”. (p. 1 e 2)
Capítulo 1
Sub-título – A Imagem como memória
1. “ O problema persistente nos séculos passados e nas nossas relações humanas é ver os outros