Relatorio filme o closet
Fernanda
Lecy Mscarenhas
Relatório do filme O CLOSET e os conceitos de Percepção e Cognição Social
Processos Psicológicos I
Salvador / Bahia
Relatório do filme O CLOSET
e os conceitos de Percepção e Cognição Social
Relatório O relatório relaciona o filme O CLOSET,
exibido em sala de aula, com os conceitos de Percepção e Cognição Social, estudados na disciplina Processos Psicológicos I, do curso de Psicologia, da Faculdade UNIVERSO- Salvador/Bahia, da Professora Ingrid Rapold.
Salvador / Bahia
Objetivo
O relatório relaciona as cenas e os personagens do filme O CLOSET, exibido em sala de aula, com os conceitos de Percepção e Cognição Social, estudados na disciplina Processos Psicológicos I.
Introdução – resumo do filme
O filme conta a história de um homem, François Pignon (Daniel Auteuil), tímido e sem graça, divorciado que ainda sofre pela separação, e pelo desprezo que a ex esposa e o filho lhe tem, e que está prestes ser demitido, da fábrica de preservativos que trabalha. Sua sorte começa a mudar quando, à beira do suicídio, é salvo pelo novo vizinho, um ex-psicológo de empresa, Belone (Michael Aumont), que o aconselha a “sair do armário”, que ele nunca esteve. A sugestão seria enviar uma fotomontagem à fábrica, que revelaria sua homossexualidade, e o presidente, ao receber a foto, volta atrás da sua decisão de demiti-lo por medo de perder a sua clientela homossexual. Com isso, Pignon vê sua vida modificar totalmente após as fotos se tornarem públicas.
No inicio do filme todos os funcionários se posicionam numa escadaria para tirarem uma foto com todos da fábrica. Muito tímido e sem jeito, Pignon se posiciona como o último à esquerda do degrau mais baixo, mas ainda assim está fora do foco do fotógrafo. Alertado pelo fotógrafo, ele até tenta espremer um pouco as pessoas ao lado, mas logo desiste e acaba excluído da foto.
E o filme termina com a mesma cena da foto. Ele no mesmo lugar,