O CARÁTER EXTRAFISCAL DO TRIBUTO E A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA
RESUMO
A presente pesquisa tem por objetivo trazer uma efetiva compreensão do tributo extrafiscal. A principal função do tributo é a fiscal, onde o Estado institui tributos com a finalidade especifica de conseguir receitas para suprir as despesas públicas, no entanto, quando o Estado sente a necessidade de estimular ou desestimular algumas condutas, visando atingir o bem social, e utiliza-se do tributo para tanto, dá-se o nome de tributo extrafiscal, objeto desse trabalho.
Será abordado neste estudo, desde o conceito de tributo até o tributo extrafiscal como forma de intervenção do Estado na economia, passando pelas funções do tributo e pelos princípios que exercem a extrafiscalidade, procurando abordar de maneira clara e objetiva os temas supracitados.
Palavras-chave: tributo extrafiscal; extrafiscalidade, caráter extrafiscal, intervenção do Estado na economia.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 CONCEITO DE TRIBUTO 05
3 FUNÇÕES DO TRIBUTO 06
4 A TRIBUTAÇÃO EXTRAFISCAL 06
5 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS QUE EXERCEM A EXTRAFISCALIDADE 08
5.1 Princípio da Capacidade Contributiva 08
5.2 Princípio da Progressividade 09
5.3 Princípio da Seletividade 10
6 A EXTRAFISCALIDADE TRIBUTÁRIA COMO FORMA DE INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO 11
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
8 REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Atualmente, compete ao Estado não somente garantir os direitos individuais dos cidadãos, mas também promover o bem de toda sociedade. O presente trabalho trata do tributo extrafiscal, que é uma das formas que o Estado utiliza para atingir o bem coletivo, aborda em especial o tributo como uma forma de intervenção do Estado na economia, através da instituição do tributo extrafiscal.
Tende a colaborar com a compreensão do instituto da extrafiscalidade, pois o Estado