O binômio cuidar e educar
“O cuidado na educação infantil é uma ação cidadã onde educadores, pessoas conscientes dos direitos das crianças, empenham em contribuir favoravelmente ao crescimento e desenvolvimento das crianças. O cuidar é visto aqui como uma prática pedagógica e como forma de mediação, que se constitui pela interação, através da dialogicidade e quer possibilitar à criança leituras da realidade e apropriação de conhecimentos.” ( Elfy. 1999, p. 108)
Os estudos que compreendem a função de educar e cuidar de forma indissociáveis, nas instituições de educação infantil são muito recentes. Muitas vezes a discussão sobre o cuidado à infância é visto com caráter assistencial e filantrópico. Cuidado e educação não estão separados. Quando cuidamos estamos educando, e vice-versa. Analisando este assunto, podemos perceber que o problema da separação entre cuidar e educar em nosso pais configura-se mais em uma questão de valorização social de seus profissionais. Muitas educadoras ainda acreditam que os cuidados como, ensinar as crianças a assoarem o nariz, trocá-las ou alimentá-las, devem ser feitos por uma monitora. Daí a importância dos formadores de profissionais de educação, de continuarem a se dedicar à reconstrução da concepção de infância, que automaticamente, vai provocar mudanças na concepção de educação infantil.
É muito importante que os profissionais de educação infantil, tenham a consciência de que o cuidar e o educar são indissociáveis, pois estão presentes nas coisas mais simples da rotina pedagógica, e ambos se tornam um só na medida em que são trabalhados em conjunto. Afinal, todo cuidado tem uma intencionalidade