Educacao infantil
1.0 Introdução
Esse texto se preocupou em buscar historicamente a concepção de infância para entender melhor a relação entre cuidar e educar na Educação Infantil já que entende-se que este binômio é o cerne da Educação Infantil. Esse artigo é parte de um projeto mais amplo, um projeto monográfico, e que desde já pretende-se contribuir com os estudos na área da Educação Infantil.
Este tema partiu das indagações que fiz ao tentar entender o que seria preciso para desenvolver as capacidades, competências e habilidades das crianças, o que seria preciso para obter uma Educação Infantil de qualidade.
Ao retratar o cuidar na Educação Infantil se fez necessário buscar a trajetória da concepção de infância ao longo da história. Da criança-adulto à criança sujeito social de direitos. A expansão da revolução industrial foi um fator que contribuiu para a conquista da identidade social da criança. No decorrer do processo de evolução histórico da sociedade as concepções de infância foram se transformando. A priori tinha-se um cuidar assistencialista(guarda da criança, voltado apenas para a saúde, alimentação e higiene).
Com o progresso das ciências humanas, principalmente a psicologia do desenvolvimento, a criança passa a ser o epicentro do